-
Arquitetos: Kashef Chowdhury/URBANA
- Área: 3387 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Asif Salman
Descrição enviada pela equipe de projeto. O hospital está situado em uma área predominantemente rural que foi fortemente afetada por um grande ciclone alguns anos atrás. Nessa paisagem natural devastada pela natureza, marcada por estruturas baixas e casas de palha, um filantropo local doou um terreno para a ONG Friendship construir um hospital de oitenta leitos.
Inspirado por uma poderosa abstração da paisagem ribeirinha de Bengala, o campus combina com o ambiente. O layout do edifício é eficiente e a arquitetura racional. Uma série de pátios traz ventilação natural, enquanto espaços com ar-condicionado, como salas de cirurgia, são colocados em áreas reservadas. A penetração da luz solar direta e refletida em todas as enfermarias e consultórios foi estudada em detalhes.
Nos estágios iniciais, a necessidade de separar os departamentos de internação e ambulatório dividiu o projeto. O controle de acesso em vários pontos estava se tornando cada vez mais um problema para o que, de outra forma, foi projetado para ser um campus de pátios interconectados.
A solução tinha que ser uma espécie de portaria, mas que mantivesse a continuidade visual. Por isso, foi introduzido um canal, que atravessa o local controlando o acesso enquanto coleta água da chuva e anima uma paisagem interna. Nas duas extremidades, há dois grandes tanques, que retêm a água coletada - um recurso valioso em uma área onde a água subterrânea salina é inutilizável para fins mais práticos.